Não importa o que você vende de sua loja de e-commerce, você tem uma grande oportunidade de expandir seus negócios - siga estas etapas para obter uma vantagem competitiva.

A Amazon, líder mundial em e-commerce, obteve receita superior a US $ 280 bilhões em 2019, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Mesmo lojas digitais independentes muito menores podem se sair muito bem com a estratégia de marketing de e-commerce certa. Por exemplo, o Shopify fornece mais de meio milhão de lojas de e-commerce, com mais de US $ 40 bilhões em vendas e uma taxa média de crescimento anual de 74%.

Novas ou estabelecidas, grandes ou pequenas, essas dicas de marketing para e-commerce e Shopify ajudarão a atrair mais clientes para sua porta virtual e continuarão a fazer compras depois que a encontrarem.

Dez estratégias eficazes de marketing de e-commerce para expandir seus negócios on-line

O sucesso das lojas online estabelecidas deve oferecer incentivo. Por outro lado, você também deve entender que precisará competir com outros fornecedores digitais por atenção e dinheiro. Para fazer isso, primeiro você precisa garantir que as pessoas saibam o que você está vendendo e por que elas devem escolher sua loja de e-commerce em vez de outra fonte. Alguns de vocês também podem oferecer produtos novos ou exclusivos; portanto, você também precisará apresentar ao público o valor do que quer que esteja vendendo.

Depois de obter algum reconhecimento de marca e produto, você provavelmente também precisará testar e refinar seu marketing digital de e-commerce para obter um crescimento contínuo. Dessa forma, você deve ver o marketing digital como um processo em evolução mais do que como algo que você pode definir e esquecer. Um bom marketing de e-commerce pode exigir um esforço considerável. No final, suas estratégias de marketing eficazes também o ajudarão a aproveitar a vantagem competitiva que o ajudará a se destacar, lucrar e crescer.

Se você está apenas começando ou não obteve o sucesso que esperava, considere experimentar estas 10 estratégias de marketing de e-commerce:

1. Criar guias de compra

Atualmente, os consumidores gastam tempo pesquisando compras on-line. Você pode envolver os compradores on-line com conteúdo útil que ajuda as pessoas a encontrar o presente perfeito para o pai, quais recursos da fritadeira valem o dinheiro ou tipos de roupas de banho que lisonjeiam vários tipos de corpos.

O que quer que você esteja vendendo, as pessoas certamente têm perguntas sobre isso. Posicione-se como especialista e informe os compradores de sua loja publicando guias úteis de compra em sites sociais, website e loja digital. Além de comprar guias, você também pode criar guias úteis para usar ou cuidar de vários produtos. Por exemplo, você pode vender sementes da herança e oferecer guias de plantio sazonais ou até receitas. Esse tipo de conteúdo útil pode melhorar seu marketing e seu atendimento ao cliente.

2. Host Brindes, Concursos e Testes

Você pode pensar que é contra-intuitivo aumentar as vendas dando coisas. Ao mesmo tempo, brindes dão a você a chance de despertar interesse em sua marca e, esperançosamente, obter algum feedback positivo de vencedores sortudos. Testes, brindes e concursos também podem lhe dar a chance de criar sua lista de assinaturas capturando nomes e endereços de e-mail. Você também pode usar testes para coletar informações de marketing e direcionar suas ofertas e comunicações para interesses específicos. Obviamente, você deve tentar adaptar qualquer um desses eventos ao tipo de público que espera atrair como clientes.

3. Ofereça promoções, cupons e descontos

A oferta de promoções por tempo limitado para alguns ou todos os seus produtos pode ter um efeito psicológico profundo nos consumidores, de acordo com a Psychology Today . O artigo mencionava que, com marcas mais novas e mais fracas, as chamadas para ação mais curtas e urgentes superam com mais eficácia a resistência do comprador. Vendedores mais fortes e mais estabelecidos podem lucrar mais estendendo suas vendas por mais tempo. Assim como acontece com outros tipos de marketing, pode ser necessário testar suas ofertas por tempo limitado para ver quais promoções e durações fornecem os melhores resultados.

Além disso, você pode usar essas vendas por tempo limitado como conteúdo para promover em sua loja, blog e mídia social. Incentive seu público a compartilhar seus cupons e códigos promocionais com seus próprios círculos sociais. Mesmo que uma pessoa não esteja no mercado para algo, ela pode pensar em um amigo que esteja.

4. Converter compradores iniciantes em compradores repetidos

Atrair compradores recorrentes pode ajudar a maximizar os retornos que você desfrutará do seu orçamento de marketing da loja de e-commerce. Quanto mais cedo você puder converter compradores iniciantes em clientes fiéis, mais poderá lucrar. Se você oferece bens de consumo, pode começar oferecendo um desconto substancial ou vantagens para as pessoas que se aproveitam da sua oferta para enviar seus itens por assinaturas periódicas. Itens consumíveis como sabão, lâminas de barbear e café se dão muito bem com esse tipo de plano de marketing. Certifique-se de demonstrar claramente as economias que os compradores de assinaturas desfrutam na página do pedido.

5. Incentive Depoimentos e Revisões

Muitas lojas online de sucesso incentivam críticas e depoimentos de seus clientes. Eles podem até oferecer um cartão-presente ou um código de desconto especial em troca de publicar um comentário em uma página de produto ou serviço. É ainda mais útil se o formulário de revisão incentivar o revisor a compartilhar seus comentários em suas próprias páginas de mídia social. De qualquer forma, os compradores on-line de hoje usam avaliações para ajudar a informar as compras e até mesmo uma mistura de ótimas e não tão boas críticas pode parecer mais credível do que uma página sem nenhuma avaliação.

6. Pratique o interesse próprio iluminado

Ao associar sua marca a uma instituição de caridade digna, você pode ajudar a melhorar sua comunidade e seu reconhecimento positivo da marca. Descubra que tipos de causas seu público-alvo provavelmente valoriza e empresta seu apoio. Um estudo recente constatou que a geração do milênio , por exemplo, pode até gastar mais em compras quando associa a empresa a causas dignas que também apóiam.

Além disso, algumas instituições de caridade ajudarão a promover seus patrocinadores mencionando a empresa em uma página do patrocinador ou em um boletim informativo. Seu patrocínio de causas dignas também oferece mais conteúdo para suas mídias sociais, blogs e assinantes de email ou texto. Dessa forma, os assinantes nem sempre associam sua comunicação apenas à venda.

7. Faça com que os clientes retornem aos carrinhos de compras abandonados

Muitos profissionais de marketing digital fazem tudo bem para atrair clientes para sua loja de e-commerce e fazer com que eles selecionem itens a serem comprados. Ao mesmo tempo, muitos profissionais de marketing estimam que sofrem taxas muito altas de carrinhos de compras abandonados. Em outras palavras, o cliente faz tudo, mas realmente paga por sua compra.

Use os recursos incorporados para lembrar esses clientes do acordo que eles estão perdendo e, talvez, até envie a eles um incentivo adicional na forma de um desconto por tempo limitado ou oferta de frete grátis. Também é uma boa ideia enviar às pessoas com carrinhos de compras abandonados as informações de contato para atendimento ao cliente, para que você possa ver se há algum problema que impediu o comprador de comprar. Talvez o cliente em potencial tenha se surpreendido com as taxas de envio ou queira outra opção de pagamento, e essas são as informações que você deve aprender.

8. Crie listas de assinaturas

Algumas lojas online oferecem aos novos assinantes um desconto para incentivar os clientes e visitantes a dar permissão para adicionar o número de email ou telefone celular a uma lista de assinaturas por email ou texto. Esse desconto adicional também pode atrair alguns compradores a aproveitar seu desconto fazendo uma compra.

Além de apenas oferecer um incentivo financeiro, informe aos visitantes da loja que eles também podem esperar obter valor da assinatura. Por exemplo, você pode dizer aos assinantes que eles serão os primeiros a saber sobre vendas ou até a chance de receber ofertas especiais. Hoje em dia, muitas pessoas são bombardeadas por tanta comunicação digital que têm receio de fornecer suas informações de contato; portanto, você precisa impressionar os visitantes do site com o valor que você oferecerá.

9. Use listas de assinaturas com sabedoria

Novamente, a maioria das pessoas recebe muitos e-mails que não lêem ou mesmo enviam diretamente para suas pastas de SPAM. Acredite ou não, algumas lojas de e-commerce têm clientes ansiosos para receber suas comunicações. Você precisa investir algum esforço para atrair assinantes, em primeiro lugar, para ter certeza de que satisfaz as expectativas, sempre fornecendo valor ao enviar e-mails ou textos. Na medida do possível, tente personalizar a comunicação para ter a melhor chance de envolver seu público. Tome especial cuidado com as linhas de assunto para que as pessoas saibam que você escreveu algo que vale a pena ler.

10. Crie a lealdade do cliente

Os programas de fidelidade do cliente oferecerão à sua loja de e-commerce uma variedade de benefícios que você pode traduzir em lucros. É quase sempre mais barato e fácil atrair um cliente satisfeito para comprar novamente do que atrair um cliente novinho em folha. Isso significa que seu serviço ao cliente precisa ser considerado parte do seu marketing, assim como quaisquer incentivos que você oferece para compras repetidas.

Além de apenas incentivar os clientes a retornarem à sua loja, você também pode criar um programa de embaixador da marca para motivar seus clientes atuais a divulgarem seus produtos ou serviços. A publicidade boca a boca de seus clientes fiéis pode fornecer o tipo de marketing mais econômico, portanto, você deve definitivamente considerar maneiras de incentivá-lo.

Como um benefício adicional, um programa de fidelidade pode ajudá-lo a controlar melhor o comportamento do cliente, e você pode usar essas informações para personalizar suas ofertas e comunicação.

Isso é tudo o que há no marketing de e-commerce?

Para o e-commerce ou, mais especificamente, o marketing do Shopify, você pode encontrar quase tantas táticas eficazes quanto lojas online. Por exemplo, este artigo não abordou métodos de marketing offline como placas, lojas pop-up e tabelas de eventos. Também foi garantido que você já criou um site, blog e / ou páginas sociais. Ele também assumiu que você havia projetado uma loja atraente e de fácil navegação, além de oferecer produtos de alta qualidade e ótimo atendimento ao cliente. A melhor escolha de estratégias de marketing de e-commerce pode muito bem depender do mercado, orçamento, concorrência, conforto com várias táticas e do que você já tentou.

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